Febratex GroupSem categoria Abit premia a inteligência de mercado no setor têxtil

Abit premia a inteligência de mercado no setor têxtil

Por Eleni Kronka – jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.

A Inteligência de Mercado, combustível que move o IEMI há quatro décadas, teve o importante reconhecimento simbólico da principal entidade do setor Têxtil e de Confecção, por meio da Medalha do Mérito Abit.

A sede da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), em São Paulo, foi palco, no dia 11 de dezembro, da cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Abit 2025. O encontro reuniu empresários, associados e representantes do setor para homenagear duas empresas que se destacam pela contribuição à inovação e ao desenvolvimento da cadeia produtiva: o IEMI – Inteligência de Mercado e a Santaconstancia Tecelagem.

Quatro décadas traduzindo dados em estratégia

O reconhecimento ao IEMI chega em um ano simbólico para o instituto, que completa 40 anos de atuação no mercado têxtil e de confecção. Fundado por Roberto Prado e atualmente dirigido por Marcelo Prado, o IEMI consolidou-se como uma das principais fontes de dados, análises e inteligência estratégica para empresários, entidades setoriais e formuladores de políticas públicas, acompanhando de perto a evolução do consumo, do varejo e da indústria no Brasil.

Ao receber a medalha, o consultor e diretor do IEMI, Marcelo Prado, destacou a capacidade de renovação da indústria nacional. Segundo ele, a geração atual de empresários demonstra avanços significativos em preparo e visão estratégica em relação às anteriores. “Este é o Brasil e a sua indústria, capazes de resistir e crescer diante dos muitos obstáculos”, afirmou, ao lançar seu olhar sobre o futuro do setor.

Uma homenagem que valoriza parcerias e pessoas

Para o diretor executivo da Abit, Fernando Pimentel, a escolha do IEMI reflete uma parceria construída ao longo do tempo. “O IEMI é a melhor fonte de dados e informações do nosso setor, reúne um acervo espetacular e um conhecimento ímpar dos vários elos da cadeia produtiva”, ressaltou. Ele também destacou a atuação de Marcelo Prado como profissional e ser humano comprometido com o desenvolvimento coletivo, além de lembrar o papel fundamental do fundador Roberto Prado como precursor dessa trajetória.

Tradição e reinvenção na tecelagem brasileira

Na mesma solenidade, a Santaconstancia Tecelagem também foi homenageada. Fundada em 1948 por Gabriella Pascolato, a empresa marcou a história da moda nacional ao introduzir inovações como o uso de fios sintéticos em tecidos finos e a produção homologada de cotton Lycra para o uso diário, nos anos 1980. Mantendo o foco em qualidade, reinvenção e sustentabilidade, a tecelagem segue investindo em tecnologias que reduzem impactos ambientais.

Criada em 2010, a Medalha do Mérito Abit reconhece pessoas, empresas e instituições que impactam positivamente o setor têxtil e de confecção brasileiro. Ao homenagear o IEMI em seus 40 anos e a Santaconstancia por sua trajetória inovadora, a Abit reforça a importância do conhecimento, da tradição e da cooperação como pilares para o fortalecimento e a evolução contínua da indústria nacional.

Para saber mais sobre a atuação do IEMI no mercado brasileiro do têxtil e da confecção, bem como sobre os setores de calçados e móveis, acesse iemi.com.br para obter dados e conhecer o leque de soluções oferecidos.

Translate »