Febratex GroupSem categoria Varejo de Móveis em Transformação

Varejo de Móveis em Transformação

Por Eleni Kronka – jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.

Estudos do IEMI mostram que inovação, experiência do consumidor e sustentabilidade estão no centro da evolução do varejo de móveis no País.

O segmento de móveis vive uma nova realidade, tanto na indústria quanto no varejo. Em todos os elos da cadeia, a tecnologia tornou-se a principal força motriz da transformação, impulsionando eficiência, competitividade e novos modelos de negócio. O movimento vem acompanhado pela inovação constante do design e pela sustentabilidade, considerada hoje passaporte para que a produção brasileira conquiste mercados internacionais.

Tecnologia e gestão no centro da estratégia

A indústria nacional do setor vem ampliando investimentos em tecnologia e em práticas modernas de gestão. No varejo, a lógica é semelhante: no Brasil e no exterior, empresas avançam na digitalização de processos, na sustentabilidade do negócio – com ações como a racionalização do uso de energia – e no fortalecimento dos canais de venda físico e on-line. A loja física permanece como grande vitrine, enquanto a plataforma digital amplia o alcance de lançamentos e produtos, num modelo no qual os dois ambientes se complementam.

A loja como experiência, não apenas ponto de venda

Em busca de diferenciação, o varejo de móveis aposta alto em experiências imersivas e personalizadas, afastando-se do formato tradicional. As lojas tornam-se ambientes temáticos, com storytelling visual e produtos que integram tecnologia para manter os espaços e usuários conectados. 

Sustentabilidade, multifuncionalidade e conectividade são destaques. Já o visual merchandising cria cenários imersivos, layouts intuitivos e constante renovação, reforçando o atendimento humanizado e tornando a loja física um destino de descoberta.

Mergulho nos dados do mercado

É neste contexto de profunda transformação que o IEMI – Inteligência de Mercado, realizou amplo levantamento para mapear o comportamento do consumidor e identificar tendências do setor moveleiro no País.

Consumo em alta no Brasil, apesar do cenário global

Com base na mais recente edição do relatório setorial Brasil Móveis 2025 com o apoio institucional da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) – que marca, inclusive, os 20 anos de atuação do IEMI neste segmento de mercado –, o consumo de móveis no Brasil cresceu 4,1% em valores em dólar entre 2019 e 2024, enquanto o resultado mundial apresentou queda de 0,4%. 

Para o diretor do IEMI e consultor Marcelo Prado, “o consumidor contemporâneo diversifica os seus gastos e está mais sensível aos movimentos de sustentabilidade e inclusão”. Prado destaca ainda uma mudança demográfica relevante: “Mais velho e com menos filhos, este consumidor dispõe de maior poder de compra”.

E-commerce mantém trajetória positiva

A pesquisa mostra que, em 2024, as vendas no varejo de móveis registraram crescimento de 10,6% em relação ao ano anterior, alcançando um volume total de R$ 127,7 bilhões. O comércio eletrônico também manteve sua trajetória ascendente desde a pandemia, com vendas que somaram R$ 3,7 bilhões no período.

Poder de compra define o perfil do consumo

O levantamento do IEMI abrange os segmentos de móveis e colchões e revela diferenças significativas sob o viés do poder de compra. Segundo Marcelo Prado, o público das classes A e B, que representa 24,8% da população brasileira, foi responsável por 52,1% do consumo de móveis. Já o mercado popular, formado pelas classes C e D/E — que concentram 75,2% da população — respondeu por 47,9% das aquisições, evidenciando a relevância de estratégias distintas para atender perfis de consumidores cada vez mais diversos.

Números que dão suporte estratégicoQuer saber mais sobre o desempenho do competitivo setor moveleiro no Brasil? Acesse os estudos produzidos pelo IEMI sobre os segmentos de móveis e colchões, com informações detalhadas sobre indústria e varejo. Acesse também iemi.com.br para outras informações sobre esta e outras áreas de mercado.

Translate »